Os métodos contraceptivos reversíveis de longa duração (LARC, na sigla em inglês) são métodos anticoncepcionais de longa duração, que não são definitivos, ou seja podem ser revertidos no momento em que a paciente deseje engravidar e que não necessitam de intervenção da paciente para eficácia do método.
Os LARC são métodos indicados, prescritos e aplicados pelo médico habilitado para o procedimento após avaliação e conversa com a paciente.
Os principais métodos de contracepção reversível de longa duração são: Dispositivo intra-uterino (DIU) de cobre ou o DIU medicado (Mirena) e os Implantes contraceptivos.
Os LARC tem como vantagens oferecer contracepção segura e de longa duração, proteção que não depende de a mulher precisar lembrar de tomar uma pílula ou injeção, pois após a introdução do método de longa duração, a paciente estará protegida por 3, 5 ou até 10 anos, dependendo do método escolhido.
Vale lembrar, que como ocorre com todos os métodos contraceptivos, os LARCs não protegem contra doenças sexualmente transmissíveis, devendo a mulher nunca esquecer do preservativo!
Nas próximas postagens falarei um pouco mais sobre cada método de contracepção reversível de Longa Duração, afinal as mulheres precisam conhecer todos os métodos contraceptivos existentes para escolher o que melhor se encaixa em seu estilo de vida.
Dra. Ana Beatriz Matos
CRM 141-427