A corrida é um exercício físico prazeroso e que proporciona bem-estar aos seus praticantes, atraindo a cada dia mais adeptos. Com o aumento da prática esportiva observou-se que cerca de 50% mulheres se queixam de dores e desconforto mamário induzidos pelo exercício, de acordo com dados do Breast Research Australia (BRA), principalmente ao correr e pular. E isto acaba levando à diminuição e abandono da atividade física.
Pesquisas realizadas pelo BRA descobriram que cerca de 85% das mulheres não utilizam o sutiã de tamanho adequado, o que resulta em dor mamária e osteomuscular.
Por isso, atenção mulherada, para não ter dores mamárias e no tórax e costas durante e após os treinos, o Top para corrida deve estar adequado! Para escolha do Top ideal seguem algumas dicas:
As alças devem ser largas, principalmente em mamas maiores, o modelo nadador ou em X, segundo estudos traz mais conforto por distribuir uniformemente o peso.
O bojo deve ser firme, estruturado, contudo sem apertar os seios.
As mamas devem ficar confortavelmente abrigadas dentro do top, com atenção para a parte lateral do tórax e axila, para que nenhuma área fique descoberta e vulnerável. Lembre-se que durante o exercício as mamas deslocam-se para todos os lados.
É aconselhável o uso de tops cuja extremidade inferior ultrapasse um pouco o sulco inferior das mamas, no tórax, para que a aderência e sustentabilidade sejam melhores.
O Tecido deve ser de toque macio, que não impeça a transpiração, algumas marcas oferecem tecidos tecnológicos que secam mais rápido e permitem a transpiração adequada da pele.
Com o Top adequado não há necessidade de utilizar o sutiã, aliás isso pode até machucá-la.
Experimentar antes de comprar, tente simular a corrida ou alguns saltos na loja para avaliar a sustentação e conforto.
Estas dicas valem para o Top de academia e também na escolha do sutiã.
Boa corrida!
Referências: - Breast Research Australia http://smah.uow.edu.au/brl/bra/index.html